A calvície é um afinamento do cabelo na parte superior do couro cabeludo, acompanhada de maior quantidade de queda de cabelo. Homens e mulheres têm padrões diferentes de calvície. Nos homens aparecem as entradas e também a carequinha de padre no topo da cabeça. Ele começa a ficar com a área mais rarefeita, dando para …
A calvície é um afinamento do cabelo na parte superior do couro cabeludo, acompanhada de maior quantidade de queda de cabelo.
Homens e mulheres têm padrões diferentes de calvície.
Nos homens aparecem as entradas e também a carequinha de padre no topo da cabeça.
Ele começa a ficar com a área mais rarefeita, dando para ver o couro cabeludo.
Pode haver alguma coceira, mas é rara.
A textura do cabelo fica alterada e observamos isso ao passar a mão no cabelo.
As mulheres não têm o padrão das entradas laterais, mas ficam com a risca central mais e mais evidente.
A calvície tem tratamento. Esse tratamento é específico e, além de reverter o afinamento, consegue parar a evolução do processo.
O principal remédio que trata a calvície é aquele que inibe a enzima chamada 5-alfaredutase.
Quando essa enzima é inibida nós temos menores quantidades de DHT, que é a dihidrotestosterona, que é o hormônio que afina o cabelo.
Também é usado o Minoxidil via oral, que tem resultados mais eficazes.
O Minoxidil age melhorando o tempo de crescimento do cabelo, assim como diminui a inflamação e engrossa o fio de cabelo.
Outros fatores que interferem na evolução da calvície são: estresse excessivo, inflamação sistêmica, diabete ou síndrome metabólica entre outros.
Procedimentos como MMP (microinfusão de medicamentos na pele), onde usamos medicamentos que são efetivos para calvície que são introduzidos com uma máquina especial tipo máquina de tatuagem.
Também tratamentos como o PRP são úteis para tratar a calvície.
Trata-se de um tratamento em que colhemos o soro, separamos o plasma da parte vermelha, aspiramos o plasma e injetamos na área afetada.
Quando injetadas, as células do plasma chamadas plaquetas, abrem e liberam fatores de crescimento e melhoram a qualidade do cabelo.
Os remédios como finasterida, dutasterida, Minoxidil, vitaminas entre outros, podem ser injetados em vez de ingeridos, com ótimos resultados. Esse tratamento chama-se mesoterapia.
Cuidar, como sempre, da alimentação, sono, exercícios físicos e menos estresse vão ajudar na resposta do organismo.
Cuide-se.