Verão e mosquitos

Estamos num país tropical que é muito ensolarado, quente e úmido, além de possuir uma grande variedade de mosquitos e insetos. No verão, época de férias escolares e viagens, é muito importante alguns cuidados em relação as picadas de pernilongos e insetos. Todos nós sabemos que alguns deles transmitem doenças graves, como Dengue, Zika, Chikungunya e …

Estamos num país tropical que é muito ensolarado, quente e úmido, além de possuir uma grande variedade de mosquitos e insetos. No verão, época de férias escolares e viagens, é muito importante alguns cuidados em relação as picadas de pernilongos e insetos. Todos nós sabemos que alguns deles transmitem doenças graves, como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

O Aedes Aegypti é o inseto mais perigoso e resistente. Ele é aquele mosquito listrado de branco e preto, espalhado em todo o Brasil. É interessante frisar que esse mosquito está mais presente no começo da manhã e final da tarde, momentos onde devemos ter a maior proteção.

Hoje a proteção em relação a esses mosquitos é feita com repelentes de uso local. O repelente é uma formulação que contém alguma substância agressiva em relação ao mosquito. Apesar de proteger em relação a picada, ele não pode ser repetido inúmeras vezes, pois tem algum grau de toxicidade, principalmente para as crianças e grávidas. Sendo assim, devemos contar com outros métodos protetores, como:

1- Fechar as janelas com telas de proteção nos horários mais críticos e usar mosqueteiros nos berços de crianças pequenas.

2-Usar roupas com trama de tecido bem fechada, que ajudam na proteção.

3-Usar obrigatoriamente, quando fizer passeios na mata ou trilhas, calças compridas leves e blusas com mangas compridas, além de meias, sapatos ou tênis.

4-Utilizar o ar-condicionado, sempre que possível, pois temperaturas mais baixas diminuem a quantidade de mosquitos e insetos.

Existem alguns tipos de repelentes, porém o mais utilizado é aquele com Icaridina 20 a 25% e com duração de 4 a 10 horas. É importante a leitura atenta do rótulo do produto, que deve ser bem espalhado nas áreas expostas e em quantidade que seja suficiente para cobrir a pele de forma homogênea. Não adianta passar o repelente e se cobrir ou colocar roupa por cima. O repelente não deve ser passado infinitas vezes; primeiro porque tem duração prolongada e segundo, porque tem algum grau de toxicidade.

Nos locais ensolarados, o filtro solar precisa ser utilizado sempre antes do repelente. As roupas usadas nas férias e em todas essas situações devem ser folgadas e de preferência claras. Evitar perfumes de qualquer tipo porque esses atraem os insetos. Os repelentes podem irritar a área dos olhos e não devem ser ingeridos. Os pais não devem deixar o produto ao alcance das crianças e as mesmas não devem usar os repelentes sozinhas, mas sim com o auxílio de um adulto.

Não esquecer desses cuidados para evitar o contágio de doenças graves que podem ter consequências irreparáveis.

denisesteiner

denisesteiner

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *