A toxina botulínica vem sendo usada há muitos anos como o melhor tratamento para as rugas de expressão. No entanto, pontos especiais podem ser feitos para conseguir efeito de levantamento, de melhoria do contorno facial e também de afinamento facial (aprimoramento do contorno). O principal músculo para interferirmos nesse contorno facial é o masseter, que …
A toxina botulínica vem sendo usada há muitos anos como o melhor tratamento para as rugas de expressão. No entanto, pontos especiais podem ser feitos para conseguir efeito de levantamento, de melhoria do contorno facial e também de afinamento facial (aprimoramento do contorno).
O principal músculo para interferirmos nesse contorno facial é o masseter, que também é o músculo relacionado ao bruxismo. A aplicação nesse músculo masseter deve ser criteriosa, pois anatomicamente ele se sobrepõe a vasos e nervos. A anatomia da área deve ser respeitada e existem pontos ideais de aplicação.
Além do músculo masseter também podem ser abordados os músculos abaixador do canto da boca e o músculo platisma.
Nesse caso, relaxando o músculo abaixador do canto da boca, conseguiremos melhorar o aspecto do chamado bigode chinês. Além disso, a toxina aplicada no músculo platisma, que insere-se na mandíbula, aprimora a definição do contorno do rosto. Trata-se de um recurso inteligente e natural para suavizar e melhorar o formato da face.
Somando as ações da toxina botulínica no músculo masseter, mais a ação de levantamento do canto da boca e do contorno definido na linha da mandíbula, teremos um rosto mais alongado e com contornos precisos.