A toxina botulínica é nossa grande aliada na prevenção do envelhecimento. Ela é um neuromodulador muito eficaz no tratamento das rugas de expressão da testa, a ruga de “brava” na glabela e os famosos pés de galinha. Em 1992 foram publicados os primeiros trabalhos sobre essa constatação. Antes disso, a toxina era usada para o …
A toxina botulínica é nossa grande aliada na prevenção do envelhecimento.
Ela é um neuromodulador muito eficaz no tratamento das rugas de expressão da testa, a ruga de “brava” na glabela e os famosos pés de galinha.
Em 1992 foram publicados os primeiros trabalhos sobre essa constatação.
Antes disso, a toxina era usada para o tratamento de distonias oculares e de qualquer musculatura.
O casal Carruthers, que trabalhavam ela com oftalmogista e ele com dermatologista, perceberam que o tratamento das distonias musculares da região dos olhos melhoravam sobremaneira as rugas de expressão.
Desde então, milhares de publicações circulam mostrando a segurança e eficácia deste neuromodulador em diminuir a velocidade da instalação das rugas de expressão.
Além disso, também melhoram manchas e qualidade da pele.
O uso da toxina botulínica para expressão facial é muito popular, mas este neuromodulador pode ser também utilizado no pescoço, irregularidades do queixo e em linhas de marionete.
No terço inferior do rosto a toxina botulínica pode ser utilizada no músculo abaixador do canto da boca e melhorar as rugas de marionete que são altamente envelhecedoras.
A toxina botulínica pode ser usada no músculo platisma, que adere na mandíbula, sendo o músculo principal do pescoço.
Quando a toxina é usada nas bordas do platisma, relaxando a musculatura, aderem à pele do pescoço, mostrando menos tendência à flacidez da região do pescoço.
A região do queixo também quando em contração pode apresentar irregularidade com aspecto de celulite.
Quantidade pequena de pontos, um de cada lado, modulam satisfatoriamente essa região.
A toxina dura por volta de quatro a seis meses, porém ocorre também o efeito de inercia evitando com que haja impregnação de linhas.
A quantidade de pontos aplicados é muito pequena e segura.
A toxina pode ser aplicada nos pontos clássicos e também na região do terço inferior do rosto.
Cada rosto deve ser avaliado de forma individual conforme suas necessidades específicas para conseguir melhores resultados.
Cuide-se.
Dra. Denise Steiner
CRM 36505 | RQE 6185