Tecido Gorduroso – Mocinho ou vilão?

Tecido subcutâneo O tecido subcutâneo que é uma camada de gordura da pele vem sendo mais estudado e tem surpreendido pela complexidade do seu funcionamento. Com o passar do tempo a gordura acumula tanto na pele como também entre os órgãos (gordura visceral) e o índice de massa corpórea IMC vai ficando desiquilibrado. Quando esse …

Tecido Gorduroso

Tecido subcutâneo

O tecido subcutâneo que é uma camada de gordura da pele vem sendo mais estudado e tem surpreendido pela complexidade do seu funcionamento.

Com o passar do tempo a gordura acumula tanto na pele como também entre os órgãos (gordura visceral) e o índice de massa corpórea IMC vai ficando desiquilibrado.

Quando esse número ultrapassa o valor de 30 o indivíduo passa a ser considerado obeso aumentando muito a chance de comorbidades como o infarte do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), diabete entre outros. O excesso de peso favorece a inflamação generalizada que tem relação com a produção maior de hormônios pelo tecido gorduroso. 

No entanto o tecido gorduroso não é só um vilão, mas contém as células tronco responsáveis pela longevidade dos tecidos.

Lipoaspiração

A lipoaspiração com cânulas tradicionais é uma fonte de células tronco que podem ser usadas para o preenchimento de outros locais do corpo inclusive rosto.

Nesse tipo de preenchimento realizado com a própria gordura do indivíduo, além de ser um processo natural, também há vantagem de haver células mesenquimais que são as células totipotentes que mantém a juventude do tecido.

Nós estamos acostumados a ouvir falar de células tronco embrionárias, que estão no cordão umbilical, mas vários locais do organismo têm nichos dessas células chamadas de células tronco mesenquimais entre elas a gordura.

Essas células são importantes para a manutenção do tecido, pois são estimuladores da divisão e renovação celular. Por esse motivo, quando houver oportunidade de utilizar a gordura retirada por lipoaspiração é interessante aproveitá-la para preencher depressões e também fazer uma harmonização facial.

Essa correção com a fração mesenquimal do tecido gorduroso pode melhorar o aspecto da face com efeitos bastante duradouros.

Preenchimento

O fato de o preenchimento ser realizado com o tecido do próprio paciente evita reações alérgicas e autoimunes.

A fração mesenquimal da gordura também pode ser usada para tratamento da calvície com resultados interessantes.

A lipoaspiração, a laserlipólise e a criolipólise são técnicas utilizadas para o tratamento de áreas com acúmulo de gordura. Portanto, dependendo do local do corpo, essa gordura localizada não desaparece mesmo com regimes radicais.

Dessa maneira, a lipoaspiração é uma técnica muito conhecida que retira a gordura com cânulas especiais. Já a laserlipólise é uma técnica que a luz do laser chega ao tecido subcutâneo através de uma cânula e destrói as células gordurosas por meio do calor liberado pelo aparelho.

Criolipólise

Portanto, a criolipólise, por sua vez, é uma técnica que congela a gordura a menos 11 graus provocando a destruição da mesma pelo frio.

Assim sendo, somente a técnica tradicional de lipoaspiração permite o uso da gordura retirada para preenchimento pois as outras causam destruição e inviabilizam a ação da célula gordurosa.

Dessa forma, novos conhecimentos propiciam novas técnicas que, sendo inovadoras, trazem mais benefício aos nossos pacientes.

A Clínica Denise Steiner está preparada para realizar todas as técnicas existentes e a indicação e escolha de qual delas será utilizada é feita caso a caso.

 

Dra. Denise Steiner – Dermatologista – CRM: 36.505 – RQE 6185

 

denisesteiner

denisesteiner

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *