Queratose actínica: você sabe o que é?

As Lesões que antecedem o câncer de pele Queratose actínica é o nome da lesão pré-cancerosa, muito frequente, sobretudo, na pele de pessoas claras. Ela aparece como uma placa avermelhada e descamativa. Às vezes com crostas e também com vasinhos mais dilatados na lesão ou em volta da mesma. A sensação do leigo é de …

Queratose actínica

As Lesões que antecedem o câncer de pele

Queratose actínica é o nome da lesão pré-cancerosa, muito frequente, sobretudo, na pele de pessoas claras. Ela aparece como uma placa avermelhada e descamativa. Às vezes com crostas e também com vasinhos mais dilatados na lesão ou em volta da mesma.

A sensação do leigo é de uma lesão que está sempre ativa, vermelha, machucada e que nunca melhora. Ela também pode ser uma mancha acastanhada com descamação e pontos avermelhados. O tamanho não é bem definido. Além disso, as áreas mais comprometidas são a face e o colo, assim como membros superiores e inferiores.

A queratose actínica aparece, principalmente, em pessoas de olhos e pele clara. Principalmente se parentes próximos, ou até ele mesmo, já tiveram câncer de pele. O tratamento para queratose actínica é, de fato, a retirada da lesão. Discuta com seu médico as alternativas possíveis.

Opções de tratamento para Queratose actínica

Cremes à base de 5-fluorouracil e tacrolimus – Eles são usados de 2 a 5 vezes por semana, por alguns meses. Além disso, podem causar irritação e, muitas vezes, não são suficientes para eliminar a lesão completamente.

Curetagem cirúrgica – É um procedimento de raspagem da lesão feita numa única vez e com recuperação em cerca de 10 dias.

Nitrogênio líquido – É um procedimento onde a lesão é queimada pelo frio quando a cirurgia não é possível de ser realizada.

Ingenol-mebutato – Medicação nova que deve ser aplicada na lesão e em toda a região ao redor da mesma 1 vez ao dia durante 3 dias seguidos. Ela causa irritação e descamação como um peeling químico. A recuperação acontece em cerca de 10 dias.

Exérese seguido pela sutura – é uma alternativa cirúrgica, quando existe a uspeita de que a lesão já tenha se transformado em câncer de pele. Quando existe a suspeita que a lesão já é um tumor.

Quando diagnosticada precocemente, a queratose actínica é eliminada totalmente, posto que o prognóstico é bom. Cuide da sua pele.

denisesteiner

denisesteiner

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *