O inverno é o momento do ano com menor intensidade de radiação solar e temperaturas mais baixas, configurando ser a época ideal para “agredirmos” a pele de forma mais intensa e completa. Nesse sentido, agredir quer dizer buscar resultados melhores e mais duradouros. O inverno é o melhor momento para realizarmos peelings profundos como o …
O inverno é o momento do ano com menor intensidade de radiação solar e temperaturas mais baixas, configurando ser a época ideal para “agredirmos” a pele de forma mais intensa e completa.
Nesse sentido, agredir quer dizer buscar resultados melhores e mais duradouros.
O inverno é o melhor momento para realizarmos peelings profundos como o fenol ou laser ablativo como o de CO2.
No caso do peeling de fenol usamos formulações complexas com óleo de Cróton, fenol, água e sabão, que penetram na pele de forma profunda.
O peeling de fenol causa necrose e provoca uma resposta cicatricial que remodela o colágeno de forma intensa nesse período de recuperação.
A pele descama e exsuda, passando por um processo inflamatório inerente ao processo de cicatrização. O período do inverno torna essa recuperação um pouco mais fácil. A radiação ultravioleta pode facilitar a hipercromia pós inflamatória.
O laser de CO2, que é um laser ablativo, também melhora a pele em vários parâmetros, mas tem recuperação com muita descamação e avermelhamento.
As pessoas submetidas a processos ablativos têm recuperação mais fácil e melhor, quando conseguem evitar a radiação ultravioleta exagerada.
O tratamento do melasma, especialmente quando usamos tecnologias como o laser, também tem melhor resultado no período do inverno.
A radiação ultravioleta é uma das mais agressivas em relação à provocação de manchas, em especial no melasma.
O melasma não é somente uma mancha, mas sim um processo de resposta de determinados indivíduos a vários tipos de agressões, entre elas a radiação solar e também altas temperaturas.
O tratamento para o melasma é individualizado, mas em geral combina fotoproteção, tópicos clareadores, nutracêuticos antioxidantes e procedimentos como microagulhamento ou laser.
O laser mais indicado para o tratamento do melasma é aquele que tem fluências mais baixas e pulsos ultracurtos.
Durante o tratamento do melasma, a pele do paciente fica mais sensível e reage a altas temperaturas e exposições solares, mesmo que em curtos espaços de tempo.
É importante lembrar também que toda a pele do paciente com melasma é susceptível à luz solar.
Os resultados do tratamento do melasma são melhores quando as sessões são feitas no período de março a agosto e principalmente nos meses do inverno.
De uma maneira geral todos os tratamentos que causam agressão e inflamação à pele devem ser realizados no inverno.
Luz pulsada, que trata manchas como melanoses e vasos, tem melhores resultados no inverno.
O laser fotona, que tem a tecnologia 4D, trata o envelhecimento cutâneo com quatro ponteiras que se somam e de forma sinérgica propiciam melhora da flacidez e textura.
A recuperação desse procedimento é tranquila, pois ocorre uma descamação suave durante cerca de três dias. Os resultados são mais interessantes no período de junho a agosto.
Todos os procedimentos que agridem a pele, como microagulhamento e microinfusão de medicamentos na pele, que embora tenham recuperação rápida e sejam realizados em qualquer época do ano também podem e devem ser realizados no inverno.
Aproveitar a melhor época do ano para cada procedimento é inteligente para que os resultados sejam os mais rápidos e melhores.
Cuide-se.