A pele asiática é clara, sem manchas, tonificada e na maioria das vezes quase sem flacidez. As asiáticas possuem um ritual de beleza peculiar e bem diferente da das ocidentais. São determinadas e cumprem à risca várias etapas de cuidados com a pele e também a realização de muitos procedimentos. Um dos maiores elogios a …
A pele asiática é clara, sem manchas, tonificada e na maioria das vezes quase sem flacidez. As asiáticas possuem um ritual de beleza peculiar e bem diferente da das ocidentais. São determinadas e cumprem à risca várias etapas de cuidados com a pele e também a realização de muitos procedimentos. Um dos maiores elogios a elas é dizer: “como sua pele é branca”!
Apesar de em muitos países o bronzeado ser sinal de beleza, na Coreia do Sul e Japão, por exemplo, a pele clara é a mais desejada. Dessa forma, os cosméticos clareadores e as máscaras faciais são muito populares na Ásia. K-beauty (a letra é uma abreviação em inglês para Coreia do Sul), é um polo tecnológico que dita tendências em cosméticos.
Uma das principais diferenças é respeitar o ritual e todos os “passos” nos cuidados diários da pele de forma metódica. As asiáticas consideram importante gastar tempo na limpeza, tonificação e em todos os cuidados para depois aplicar os cremes de tratamento. Pular etapas e fazer correndo acaba comprometendo todo o processo.
Os procedimentos incluem até 10 etapas diárias que envolvem limpar, esfoliar, tonificar, hidratar, massagear, nutrir e proteger. Todo o processo é repetido de manhã e à noite e a quantidade de produtos usados é muito maior, comparada ao ocidente. Óleos, loções demaquilantes, sabonetes, espumas de limpeza, tônicos, seruns, creme para a área dos olhos, hidratantes e protetor solar.
As etapas de beleza:
1.Pré limpeza: Uso de lenços demaquilantes para remover os resíduos mais grosseiros. Acredita-se que a limpeza profunda, repetida, ajuda a evitar a formação de cravos e espinhas e permite que o creme de tratamento (com o principio ativo) atinja camadas mais profundas.
2.Limpeza: Lavagem propriamente dita com sabonetes adequados para o tipo de pele.
3.Esfoliação: – Remoção das células mortas e melhora da textura.
4.Tonificação: – Uso de tônicos específicos para adequar o ph da pele.
5.Nutrição: Uso de Serum nutritivo – rico em vitaminas e óleos essenciais para a pele, geralmente com Vitamina C.
6.Aplicação de Máscara–Deve ser aplicada de 2 a 3 vezes por semana, massageando a pele.
7.Creme para os olhos – para minimizar linhas e olheiras. O truque é não forçar ou puxar a pele, mas aplicar suave e delicadamente.
8.Hidratação – Aplicação de cremes hidratantes.
9.Aplicação de nova camada do creme nutritivo – rico em vitaminas para a noite.
Um dos grandes segredos é a forma de aplicação: movimentos de massagem, circulares, lentos e uniformes em toda a pele. Realizar massagens específicas na face faz parte da rotina de beleza para prevenir a flacidez.
Outro item é a alimentação, extremamente saudável, com ingestão de grande diversidade de legumes, peixes e grãos, o que também colabora para uma pele saudável e nutrida.
O cuidado e as medidas de proteção solar são seguidos rigorosamente pelas asiáticas. Além do uso do protetor, elas usam todas as formas mecânicas de proteção como óculos, chapéus, roupas e sombras.
No ocidente ainda há muito espaço para adesão de uma rotina mais específica; certamente não tão intensa quanto os cuidados que as asiáticas têm, mas realizando as principais rotinas diárias com a pele: limpeza, tonificação, proteção solar e uso de antioxidantes noturnos.
Muitas pessoas ainda não se protegem do sol, que em nosso país dura o ano todo, e não dão tanta importância para os benefícios que os cuidados com a pele podem trazer para a saúde e a beleza. Ainda há pouco foco em prevenção, especialmente com o câncer de pele.
Portanto, olhar para a rotina de beleza das asiáticas nos inspira. Minha missão como profissional da área, é informar cada vez mais, orientar e comunicar sempre. Quanto mais informação, maior a conscientização e a aderência aos tratamentos e cuidados.
Dra. Tatiana Steiner – CRM 109788 / RQE 24723
Dermatologista, Especialista pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia)
Membro do Colégio Ibero Latino Americano de Dermatologia (CILAD)
Diretora Técnica da Clínica Denise Steiner