MELASMA

As mulheres com melasma pioram muito nesta época do ano e frequentemente ouvimos a frase: “Eu não tomei sol e o melasma piorou”. O melasma é traiçoeiro e piora mesmo na sombra, pois está sujeito a vários estímulos como: sol, calor, estresse, remédios e irritações locais. O exato mecanismo que favorece o aparecimento desta mancha …

As mulheres com melasma pioram muito nesta época do ano e frequentemente ouvimos a frase: “Eu não tomei sol e o melasma piorou”.

O melasma é traiçoeiro e piora mesmo na sombra, pois está sujeito a vários estímulos como: sol, calor, estresse, remédios e irritações locais. O exato mecanismo que favorece o aparecimento desta mancha não está totalmente esclarecido.

A grande vilã, responsável pelo escurecimento da pele, é uma célula bastante sofisticada e complexa, chamada melanócito. Esta célula tem origem no sistema nervoso central e durante o período fetal, migra até a pele onde se localiza numa camada intermediária entre a epiderme e a derme. Essa célula parece um polvo e possui vários receptores, que recebem estímulos de todas as fontes do organismo. Por esse motivo, o estresse pode piorar a mancha, uma vez que provoca o aumento do cortisol, que é um hormônio que favorece o estimulo de produção de melanina.

A melanina é uma proteína que se espalha na superfície da nossa pele, contribuindo para nossa cor e funcionando como uma proteção às agressões externas, como por exemplo, a radiação ultravioleta. Sendo um mecanismo protetor, a produção de melanina é aumentada por agressões como queimadura solar, peelings, depilação com cera, ácidos, entre outros. Por esse motivo, é importante que o tratamento para o melasma não irrite a pele, pois, caso isso ocorra, haverá mais produção de pigmento e a mancha ficará mais escura.

A pele mais propensa a ter melasma é a pele morena e a miscigenada, pois nestas peles o melanócito é mais competente e ativo. Considerando as características dessa célula de origem nervosa e muito reativa aos mais variados estímulos, aí vão alguns conselhos sobre o tratamento dessa mancha que mexe tanto com a autoestima das pessoas comprometidas:

-Proteger a pele com filtro solar, de preferência físico, com numeração alta e com cor.

-O filtro físico reflete a luz e a cor bloqueia a luz visível (computador, luz das casas, etc..).

-O filtro deve ser repetido várias vezes ao dia, principalmente se houver trabalho ao ar livre.

-O tratamento com cremes para melasma deve ser prescrito pelo dermatologista e não deve irritar, arder ou descamar a pele.

-Tratamentos como depilação da face ou esfoliações devem ter a aprovação do seu médico.

-O tratamento complementar com laser deve ser específico e pouco agressivo. O laser mais indicado é aquele onde a energia é baixa e o pulso é curto (Q-Switched), para que o calor liberado não seja agressivo e não piore a mancha.

-Lembrar que o tratamento é médico, mas a pele é sua, portanto você deve entender tudo o que está acontecendo com ela.

-Durante o tratamento com laser, é necessário proteger a pele e evitar agressões externas.

-Lembre-se que a melhoria do melasma tem a ver com o todo, o que significa estar saudável, alimentar-se bem e diminuir o estresse.

-Substâncias como o polypodium leucotomas e ácido tranexâmico podem ser ingeridas e ajudam a proteger a pele. Ultimamente, essas substâncias são muito estudadas e demonstram cientificamente, que podem ajudar no controle do melasma. No entanto, elas devem ser prescritas pelo médico dermatologista que conhece o mecanismo desses medicamentos e pode indicar doses corretas e também evitá-las em caso de contraindicações especificas.

O melasma não deve e não pode atrapalhar sua vida.

denisesteiner

denisesteiner

Comments

  1. Denise vpn Poser

    Reply
    fevereiro 15, 2016

    Querida dra,
    Vitamina C e acido glicólico? Em qual concentração?
    Grande abraço!

  2. Simone Gonzaga

    Reply
    fevereiro 16, 2016

    Sofro com este problema desde de muito jovem. Tenho uma pele clara, mas, como o meu pai era moreno descendente de índios, o melasma está bem presente no meu rosto.
    Já fiz vários peelings e outros tratamentos. Há algum creme no mercado que possa clarear as manchas.
    Obrigada

    • denisesteiner

      Reply
      março 2, 2016

      Bom dia. Obrigada pelo contato. Conforme citado, o melasma é traiçoeiro. É preciso uma análise clínica das lesões para indicação do correto tratamento. Obrigada

  3. mirian

    Reply
    fevereiro 20, 2016

    Ola doutora gostaria de tirar umas duvidas ;eu tinha umas manchas brancas no colo logo abaixo do pescoço ;comecei a tratar com corticoides então elas sumiam e de pois reapareciam ;agora elas ficaram escuras e Coçao muito você poderia me plicar por favor o que são estou deseperada por uma resposta .obrigada

    • denisesteiner

      Reply
      março 2, 2016

      Bom dia, obrigada pelo contato. É preciso avaliar as manchas em consulta. Não podemos recomendar qualquer produto sem análise clínica.
      Fico à disposição.

    • denisesteiner

      Reply
      março 2, 2016

      Olá,
      É importante lembrar que cada situação é individual. Sendo assim, é fundamental a consulta médica para avaliação e recomendação adequada do tratamento apropriado. Ratificamos que a prática de diagnóstico ou consulta por e-mail ainda é proibida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e portanto o médico pode ser penalizado se assim proceder. Obrigada pela compreensão.

      Denise Steiner

  4. ELSON MARQUES VIANA JUNIOR

    Reply
    março 10, 2016

    Boa matéria.
    Elson Marques Viana Júnior.

  5. Tatiana

    Reply
    março 14, 2016

    Queria me consultar com você. Pode me dar o telefone do consultório?

    • denisesteiner

      Reply
      março 17, 2016

      Olá! Para agendar uma consulta o contato é (11) 3825-9955 ou 3825-9968

  6. Vanessa

    Reply
    abril 21, 2016

    Olá Dra. Denise.
    Tenho uma dúvida: minha dermato me receitou ácido tranexâmico 500mg. para manipular. No entanto, sei que existe apresentação comercial de conhecidos laboratórios farmacêuticos na dosagem de 250 mg. Posso substituir o manipulado pelo medicamento de laboratório farmacêutico?
    Desde já agradeço a atenção!

    • denisesteiner

      Reply
      maio 11, 2016

      Obrigada por seu contato, mas é importante lembrar que cada situação é individual. Sendo assim, é fundamental a consulta médica para avaliação e recomendação adequada do tratamento apropriado.
      Ratificamos que a prática de diagnóstico ou consulta por e-mail ainda é proibida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e portanto o médico pode ser penalizado se assim proceder.
      Obrigada pela compreensão.

  7. Kamila

    Reply
    novembro 6, 2016

    Obrigada pelas dicas e informações.
    O melasma tem influenciado muito minha vida, hoje evito sair a lazer e fico super triste em ter que me maquiar tanto memso sem conseguir esconde las apenas para trabalhar!
    Infelizmente esse problema e pelo que vejo sem cura, mudou negativamente minha vida e deuitas outras mulheres que conheço.

    • denisesteiner

      Reply
      dezembro 16, 2016

      Hoje existe mais conhecimento sobre o melasma, por isso há diversas formas de tratamento, como medicação via oral e lasers muito eficientes. Não desanime nem desista dos tratamentos, pois hoje é possível associar vários recursos, chegando, assim, a bons resultados.

  8. Helenita

    Reply
    novembro 7, 2016

    Boa noite Drª tenho melasma no rosto,não tenho condição de fazer um tratamento,toque posso fazer para amenizar obrigada

    • denisesteiner

      Reply
      novembro 23, 2016

      É preciso esclarecer que não se pode fazer “consultas” ou indicar tratamentos pela internet (ou qualquer outro meio). Isso deve ser feito no consultório médico, mediante avaliação. No entanto, sabe-se que o que pode ser feito para amenizar o melasma é proteger-se o máximo possível do sol, usando filtro várias vezes ao dia. A preferência, neste caso, é por filtros físicos, que têm dióxido de titânio, zinco ou ferro, ou combiná-lo ao filtro químico. É importante ainda que o filtro solar tenha cor, pois protege também da luz visível. Se tomar pílula (anticoncepcional) e achar que isso tem influência, pode até tentar descontinuar se houver a possibilidade. Novamente, reforçamos que é necessário consultar o médico.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *