Uma das cirurgias plásticas mais realizadas em nosso país, a lipoaspiração é uma técnica consagrada, indicada para tratar o acúmulo de gordura localizada em pessoas que buscam melhorar o contorno corporal. Não é um método para emagrecer, mas sim para retirar o excesso de gordura, que pode chegar ao limite de 7% do peso corpóreo de …
Uma das cirurgias plásticas mais realizadas em nosso país, a lipoaspiração é uma técnica consagrada, indicada para tratar o acúmulo de gordura localizada em pessoas que buscam melhorar o contorno corporal.
Não é um método para emagrecer, mas sim para retirar o excesso de gordura, que pode chegar ao limite de 7% do peso corpóreo de cada paciente.
Consiste na aspiração de gordura através de cânula e pode ser feita em diversas partes do corpo, como o abdome, coxas, braços, cintura, submento etc, podendo ser indicada isoladamente ou como complemento de outra cirurgia.
Apesar de muito conhecida, a técnica ainda gera dúvidas. Trata-se de um procedimento cirúrgico, portanto, exige uma série de exames prévios e esclarecimentos que devem ser amplamente abordados com seu cirurgião plástico de confiança. Segurança em primeiro lugar!
Anestesia
A anestesia é realizada pelo médico anestesista, especialista capacitado para administrar os medicamentos e as respostas do organismo. Além de evitar dor e desconforto, a anestesia garante a segurança do paciente durante todo o processo.
As incisões na lipoaspiração são pequenas, suficientes para permitir a entrada da cânula, que irá quebrar e aspirar o tecido gorduroso através de movimentos controlados. Esta gordura pode ser descartada ou injetada em outras áreas onde há necessidade de aumentar o volume. Utilizar a gordura para preencher outras regiões do corpo tem vários benefícios. Normalmente o índice de rejeição é mínimo, pois a gordura é do paciente. Além disso, os resultados são mais naturais.
Recuperação e resultados
A melhora do contorno corporal começará a aparecer quando o edema (inchaço) diminuir. A eliminação de líquido é progressiva, mês a mês. É preciso ter paciência e respeitar o processo de recuperação.
A drenagem linfática é uma aliada importante na fase de recuperação, mas deve ser realizada por profissional capacitado, com indicação médica.
Pós-operatório
Após a cirurgia, é possível ganhar peso novamente!
O paciente deve ser informado sobre controle alimentar e atividades físicas para um resultado duradouro no pós-operatório. É importante esclarecer que a lipoaspiração não substitui a prática de exercício físico e alimentação equilibrada e saudável.
Dr. Edric Rabelo Brianezi – Cirurgião Plástico – CRM 109465
Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
Membro da American Society of Plastic Surgeon (ASPS)