Quando o laser de CO2 chegou na área da Dermatologia foi uma revolução, denotando que aquele era um marco que desvendaria novos tempos. Esse laser é considerado ablativo que significa fazer a ablação ou a troca da pele. Até então, nós dermatologistas fazíamos peelings químicos para provocar a renovação celular. O laser de CO2 tem …
Quando o laser de CO2 chegou na área da Dermatologia foi uma revolução, denotando que aquele era um marco que desvendaria novos tempos.
Esse laser é considerado ablativo que significa fazer a ablação ou a troca da pele. Até então, nós dermatologistas fazíamos peelings químicos para provocar a renovação celular.
O laser de CO2 tem afinidade pela água e através de energia alta “cauteriza” as camadas mais superficiais e emite colunas de calor que atingem as camadas mais profundas e provocam, devido a processos biomoleculares, o estímulo da produção de colágeno.
O laser de CO2 é indicado para o tratamento da pele envelhecida com rugas, sulcos, flacidez, manchas e elastose.
Elastose é o processo de destruição das fibras de colágeno e elastina que acontece ao longo do tempo, por causa de agressões externas como sol e poluição e também por processos internos como doenças autoimunes, inflamação, alterações hormonais entre outros.
O laser de CO2 pode também ser usado para áreas específicas como região dos olhos que estejam flácidas e com rugas acentuadas.
O laser de CO2 para tratamento da área dos olhos pode ser um substituto da cirurgia chamada blefaroplastia.
O laser de CO2 também pode ser usado para tratar a área ao redor da boca que esteja muito enrugada, caracterizando o que chamamos de “código de barras”.
A pele deve ser preparada com ácido retinóico alternando com hidratante por volta de duas semanas.
Podem ser escolhidos parâmetros diferentes para cada caso e os principais são: fluência e densidade.
A fluência é a energia que o aparelho irá liberar e a densidade é como ele irá preencher aquele espaço de pele a ser tratado.
O aparelho tem uma ponteira que encosta na pele e faz um desenho. Não deve haver mais do que 10% de sobreposição e toda área deve ser tratada.
O procedimento é dolorido e há necessidade de anestesia prévia feita com infiltração local.
Em geral há necessidade de uma sessão que promove resultados importantes e duradouros.
Conforme os parâmetros utilizados há mais ou menos inchaço que dura 2 a 3 dias e descamação que persiste de 7 a 10 dias.
A pele deve ser limpa e hidratada pelo menos duas vezes ao dia durante 10 dias.
Após esse período a receita do dia a dia é retomada e a pele vai voltando à normalidade, ficando menos manchada, mais homogênea e com menor grau de flacidez e enrugamento.
A Clínica Denise Steiner tem um dos melhores aparelhos de CO2 e experiência comprovada com esse procedimento.
Cuide-se.