ENVELHECIMENTO

Como dermatologista, sou procurada para melhorar a aparência da pele tornando-a mais jovem e saudável. O envelhecimento tem sido uma grande preocupação do ser humano e dizem os pesquisadores de ponta, que o ser humano que viverá 150 anos já nasceu!!! No entanto, sendo mais realistas, como podemos envelhecer bem, como podemos ajudar nosso organismo …

Como dermatologista, sou procurada para melhorar a aparência da pele tornando-a mais jovem e saudável. O envelhecimento tem sido uma grande preocupação do ser humano e dizem os pesquisadores de ponta, que o ser humano que viverá 150 anos já nasceu!!! No entanto, sendo mais realistas, como podemos envelhecer bem, como podemos ajudar nosso organismo a ter equilíbrio, tornando nossa aparência mais rejuvenescida? Vários fatores são importantes, como: nutrição, atividade física, sono reparador, mente saudável e ativa. A pele será melhor quanto melhor estiverem esses parâmetros.

A nutrição é fundamental, pois é a base para o funcionamento de cada organismo. O ideal é a ingestão de todos os nutrientes com um balanço entre carboidratos para manter a energia, proteínas para utilizar na construção dos tecidos e gordura para ajudar a formação de hormônios. As frutas e verduras, assim como os grãos, também são importantes para gerar vitaminas e oligoelementos, que fazem parte de milhões de reações no organismo vivo. A alimentação equilibrada com todos esses nutrientes ajuda na troca celular e também na neutralização das toxinas e radicais livres. Lembrar que a alimentação está relacionada ao peso e que a dieta com menos calorias é associada a mais longevidade. Inúmeros estudos, bem controlados, mostram que a dieta hipocalórica ajuda na produção de proteínas que estão ligadas a longevidade.

O sono é fundamental para a vida saudável e pele bonita. O sono reparador reequilibra o metabolismo e recarrega a energia. Muitas pessoas dormem mal sistematicamente por causa de inúmeras causas, sendo a principal o estresse. Acordam cansados, passam o dia com sono e por isso começam a ficar estressados na hora de dormir. Dormir pouco ou mudar radicalmente o relógio biológico também está associado a desgaste da pele e envelhecimento precoce.

Exercícios regulares, evitando o exagero, mas também evitando o sedentarismo, está altamente relacionado a um organismo mais saudável. O exercício regular ajuda a manter o peso e facilita manter níveis de colesterol e açúcar adequados. Tanto o colesterol alto como a glicemia alta estão relacionados a maior risco cardiovascular, assim como a pele mais envelhecida. É interessante saber que indivíduos diabéticos são muito mais envelhecidos que sua idade real.

Por último, lembrar sempre do lazer, das risadas com os amigos e da vida social, pois quando estamos permanentemente estressados, envelhecemos mais rapidamente. O bem-estar e a felicidade estão associados ao equilíbrio hormonal, menos radicais livres, menos risco de irregularidades na pressão e distúrbios vasculares.

Esses parâmetros devem estar na nossa mente para termos a chance de uma aparência mais jovial, com pele, cabelos e unhas mais saudáveis.

Os cuidados essenciais com a pele são: limpeza, hidratação e fotoproteção.

A poluição está maior nas grandes cidades e favorece as reações de oxidação da pele. Por esse motivo, é necessário limpar bem a pele, principalmente à noite. A limpeza deve ser suave e eficiente, pois se houver irritação, a barreira pode ser rompida e criar a porta de entrada para a inflamação da pele. A hidratação diária também é fundamental para ajudar a pele a manter a barreira íntegra e protegida. A proteção em relação ao sol é interessante, principalmente quem fica muitas horas ao ar livre e está constantemente sendo agredida pela radiação UVA e UVB. A luz visível também mancha a pele e não existem filtros específicos para essa luz, sendo interessante um pouco de pigmento no filtro para protege-la dessa luz. Por isso, com cuidados diários globais e equilibrados, podemos pensar em fazer outros procedimentos de prevenção e reestruturação. Sem esses cuidados, não há muito sentido em procurar a juventude em procedimentos agressivos.

Agregando boa alimentação, exercícios regulares, sono reparador, bem-estar emocional com intervenções leves e efetivas, como preenchimento, toxina botulínica, laser, radiofrequência, peelings, microagulhamento, seremos idosos bonitos, saudáveis e felizes.

denisesteiner

denisesteiner

Comments

  1. JOSI

    Reply
    abril 29, 2016

    Bom dia! Dra.

    Tenho uma pele oleosa, poderia me indicar um hidratante 🙂 nunca sei o que usar rssr e se uso a noite ou durante o dia?

    Bjobjos e sucesso!

    • denisesteiner

      Reply
      maio 11, 2016

      Obrigada por seu contato, mas é importante lembrar que cada situação é individual. Sendo assim, é fundamental a consulta médica para avaliação e recomendação adequada do tratamento apropriado.
      Ratificamos que a prática de diagnóstico ou consulta por e-mail ainda é proibida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e portanto o médico pode ser penalizado se assim proceder.
      Obrigada pela compreensão.

  2. Michele Delaferté

    Reply
    maio 2, 2016

    Dra. Denise se puder me ajudar já agradeço desde já. Estou morando na Europa e estou usando o redermic c da la roche pela manhã e redermic R a noite. Minha pele está descansando e sinto ela craquelada o Q faço? Paro de usar os produtos? Obrigada

    • denisesteiner

      Reply
      maio 12, 2016

      Michele,
      Você está usando dois produtos que têm derivados de retinol em sua formulação, que descamam e ressecam a pele, pois são ácidos. O ideal é você usar um hidratante para intercalar com esses produtos. Usaria uma noite um produto, na outra, hidratante, e assim por diante. A marca Eucerin tem bons hidratantes e é um exemplo de produto que pode utilizar.
      Mas lembrando que o ideal é sempre fazer uma consulta.
      Obrigada.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *