Como dermatologista, sou procurada para melhorar a aparência da pele tornando-a mais jovem e saudável. O envelhecimento tem sido uma grande preocupação do ser humano e dizem os pesquisadores de ponta, que o ser humano que viverá 150 anos já nasceu!!! No entanto, sendo mais realistas, como podemos envelhecer bem, como podemos ajudar nosso organismo …
Como dermatologista, sou procurada para melhorar a aparência da pele tornando-a mais jovem e saudável. O envelhecimento tem sido uma grande preocupação do ser humano e dizem os pesquisadores de ponta, que o ser humano que viverá 150 anos já nasceu!!! No entanto, sendo mais realistas, como podemos envelhecer bem, como podemos ajudar nosso organismo a ter equilíbrio, tornando nossa aparência mais rejuvenescida? Vários fatores são importantes, como: nutrição, atividade física, sono reparador, mente saudável e ativa. A pele será melhor quanto melhor estiverem esses parâmetros.
A nutrição é fundamental, pois é a base para o funcionamento de cada organismo. O ideal é a ingestão de todos os nutrientes com um balanço entre carboidratos para manter a energia, proteínas para utilizar na construção dos tecidos e gordura para ajudar a formação de hormônios. As frutas e verduras, assim como os grãos, também são importantes para gerar vitaminas e oligoelementos, que fazem parte de milhões de reações no organismo vivo. A alimentação equilibrada com todos esses nutrientes ajuda na troca celular e também na neutralização das toxinas e radicais livres. Lembrar que a alimentação está relacionada ao peso e que a dieta com menos calorias é associada a mais longevidade. Inúmeros estudos, bem controlados, mostram que a dieta hipocalórica ajuda na produção de proteínas que estão ligadas a longevidade.
O sono é fundamental para a vida saudável e pele bonita. O sono reparador reequilibra o metabolismo e recarrega a energia. Muitas pessoas dormem mal sistematicamente por causa de inúmeras causas, sendo a principal o estresse. Acordam cansados, passam o dia com sono e por isso começam a ficar estressados na hora de dormir. Dormir pouco ou mudar radicalmente o relógio biológico também está associado a desgaste da pele e envelhecimento precoce.
Exercícios regulares, evitando o exagero, mas também evitando o sedentarismo, está altamente relacionado a um organismo mais saudável. O exercício regular ajuda a manter o peso e facilita manter níveis de colesterol e açúcar adequados. Tanto o colesterol alto como a glicemia alta estão relacionados a maior risco cardiovascular, assim como a pele mais envelhecida. É interessante saber que indivíduos diabéticos são muito mais envelhecidos que sua idade real.
Por último, lembrar sempre do lazer, das risadas com os amigos e da vida social, pois quando estamos permanentemente estressados, envelhecemos mais rapidamente. O bem-estar e a felicidade estão associados ao equilíbrio hormonal, menos radicais livres, menos risco de irregularidades na pressão e distúrbios vasculares.
Esses parâmetros devem estar na nossa mente para termos a chance de uma aparência mais jovial, com pele, cabelos e unhas mais saudáveis.
Os cuidados essenciais com a pele são: limpeza, hidratação e fotoproteção.
A poluição está maior nas grandes cidades e favorece as reações de oxidação da pele. Por esse motivo, é necessário limpar bem a pele, principalmente à noite. A limpeza deve ser suave e eficiente, pois se houver irritação, a barreira pode ser rompida e criar a porta de entrada para a inflamação da pele. A hidratação diária também é fundamental para ajudar a pele a manter a barreira íntegra e protegida. A proteção em relação ao sol é interessante, principalmente quem fica muitas horas ao ar livre e está constantemente sendo agredida pela radiação UVA e UVB. A luz visível também mancha a pele e não existem filtros específicos para essa luz, sendo interessante um pouco de pigmento no filtro para protege-la dessa luz. Por isso, com cuidados diários globais e equilibrados, podemos pensar em fazer outros procedimentos de prevenção e reestruturação. Sem esses cuidados, não há muito sentido em procurar a juventude em procedimentos agressivos.
Agregando boa alimentação, exercícios regulares, sono reparador, bem-estar emocional com intervenções leves e efetivas, como preenchimento, toxina botulínica, laser, radiofrequência, peelings, microagulhamento, seremos idosos bonitos, saudáveis e felizes.
Comments
JOSI
Bom dia! Dra.
Tenho uma pele oleosa, poderia me indicar um hidratante 🙂 nunca sei o que usar rssr e se uso a noite ou durante o dia?
Bjobjos e sucesso!
denisesteiner
Obrigada por seu contato, mas é importante lembrar que cada situação é individual. Sendo assim, é fundamental a consulta médica para avaliação e recomendação adequada do tratamento apropriado.
Ratificamos que a prática de diagnóstico ou consulta por e-mail ainda é proibida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e portanto o médico pode ser penalizado se assim proceder.
Obrigada pela compreensão.
Michele Delaferté
Dra. Denise se puder me ajudar já agradeço desde já. Estou morando na Europa e estou usando o redermic c da la roche pela manhã e redermic R a noite. Minha pele está descansando e sinto ela craquelada o Q faço? Paro de usar os produtos? Obrigada
denisesteiner
Michele,
Você está usando dois produtos que têm derivados de retinol em sua formulação, que descamam e ressecam a pele, pois são ácidos. O ideal é você usar um hidratante para intercalar com esses produtos. Usaria uma noite um produto, na outra, hidratante, e assim por diante. A marca Eucerin tem bons hidratantes e é um exemplo de produto que pode utilizar.
Mas lembrando que o ideal é sempre fazer uma consulta.
Obrigada.