Cuidados necessários com a pele no inverno

Com a chegada das estações mais frias, com baixas temperaturas, ocorre uma diminuição natural da transpiração e da oleosidade da pele. Assim, a falta de hidratação pode ocasionar um processo de inflamação, seguido de irritação, avermelhamento e perda de água. Por isso, é preciso ter cuidado redobrado com a pele no inverno e evitar o …

Com a chegada das estações mais frias, com baixas temperaturas, ocorre uma diminuição natural da transpiração e da oleosidade da pele. Assim, a falta de hidratação pode ocasionar um processo de inflamação, seguido de irritação, avermelhamento e perda de água. Por isso, é preciso ter cuidado redobrado com a pele no inverno e evitar o surgimento de doenças graves.

Doenças que podem afetar a pele no inverno

  • Dermatite seborreica: avermelhamento e descamação que acontece, principalmente, no rosto, no couro cabeludo e no tronco. Esses sintomas podem causar ardência e coceira, e se tornar uma infecção secundária. A pele fica intolerante a produtos ácidos ou com pH muito alto ou muito baixo;
  • Eczemas: trata-se de uma alteração da pele onde ocorre avermelhamento, descamação pequenas vesículas, crostas e sempre muita coceira. Temos vários tipos de eczemas, entre eles o eczema xerotico que está relacionado ao ressecamento da pele. As lesões aparecem principalmente em pessoas adultas e idosas com lesões tipo feridas que podem inclusive infeccionar. Outro eczema importante é o eczema atópico que compromete as pessoas atópicas que são aquelas muito alérgicas e com pele predominantemente seca. O eczema atópico compromete criança principalmente nas dobras e os adultos no pescoço e membros;
  • Psoríase: é uma doença inflamatória que apresenta placas vermelhas e descamativas em qualquer parte do corpo. No inverno devido ao ressecamento intenso da pele essas lesões tendem a piorar.

O cuidado mais importante com a pele no inverno é a hidratação através de cremes, loções, óleos, ceras e pomadas. O sabonete deve ser, preferencialmente, neutro e sem grande ação desengordurante. Além disso, beber bastante água, evitar banhos muito quentes e demorados, utilizar hidratantes labiais e filtro solar diariamente também são medidas essenciais para manter a saúde da pele. Unhas e cutículas também precisam ser hidratadas pelo menos uma vez ao dia.

Quer saber mais sobre os cuidados com a pele no inverno? Entre em contato com os especialistas da Clínica Dra. Denise Steiner para mais informações.

denisesteiner

denisesteiner

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *