Sabemos que o sol machuca a pele, porém não temos noção do grau de intensidade e repercussões desse tipo de agressão que isso acontece. Durante o dia o sol emite raios do tipo UVA e UVB que penetram na pele e atingem alvos específicos. A radiação UVB é a mais conhecida, chega a nossa pele …
Sabemos que o sol machuca a pele, porém não temos noção do grau de intensidade e repercussões desse tipo de agressão que isso acontece. Durante o dia o sol emite raios do tipo UVA e UVB que penetram na pele e atingem alvos específicos. A radiação UVB é a mais conhecida, chega a nossa pele no horário entre 11 e 14 hrs e causa queimadura favorecendo e facilitando o aparecimento do câncer de pele. O alvo específico dessa luz é o DNA que é o coração celular. Os danos a esta estrutura podem provocar o câncer de pele. Nossa pele tem uma capacidade de reparação desses danos muito eficaz que ocorre prontamente. Existem doenças como xeroderma pigmentoso onde ocorre um defeito genético que não permite essa reparação e favorece o aparecimento do câncer de forma muito precoce.
Por esse motivo que enfatizamos que o sol tem um efeito cumulativo.
O maior sinal de que a pele está sendo danificada é a queimadura solar. Quando ficamos vermelhos já sofremos uma agressão além da conta e já estamos favorecendo o aparecimento do câncer de pele.
A luz ultravioleta A, chega na superfície terrestre o dia inteiro. Ele penetra na pele de forma mais profunda e atinge vasos, nervos, glândulas, fibras e células. Essa agressão favorece a formação de radicais livres que são moléculas agressivas que inflamam e danificam a pele. A agressão solar somada aos radicais livres envelhece a pele. O envelhecimento torna a pele menos capacitada para se defender. Nesse sentido a pele queimada está menos resistente, facilitando infecções bacterianas e virais como o herpes simples.
Por todos esses motivos é importante a proteção solar. Filtro solar pelo menos proteção para UVB FPS 30 somada a proteção para UVA bem espalhado e usado a cada 3 hrs evita queimaduras solares. Não esquecer de nenhuma área da pele.
No entanto se você ficar queimado e com bolhas siga algumas dicas:
-Procure manter a região limpa e protegida
-Evite o uso de produtos caseiros ou receitas milagrosas
-Use somente hidratantes calmantes, cremes esses que não podem ter ácidos como: retinóico, glicólico, lático ou ureia em concentrações altas.
Procure o médico especialista para cuidar das bolhas, pois ela significa queimaduras de pelo menos 2º grau e podem deixar cicatrizes.
Dra. Denise Steiner – CRM 36.505
Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Residência no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo
Doutora em Dermatologia pela UNICAMP
Conselheira da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo 2005
Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Biênio – 2013/2014
Coordenadora Científica da Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2015/2016
Coordenadora da Educação Médica Continuada da Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2015/2016
Professora Titular da disciplina Dermatologia da Universidade de Mogi das Cruzes
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD
Membro da Academia Americana de Dermatologia – AAD
Membro da Academia Europeia de Dermatologia e Venerologia – EADV
Coordenadora do Capítulo de Cosmética do Colégio Cosmética do Colégio Ibero Latino – CILAD