A vida é hoje, pois ontem já passou e amanhã ainda não chegou. Por isso, quando pensamos como poderá ser nossa pele no futuro precisamos cuidar dela hoje, agora. A pele é a barreira cutânea que nos protege de maneira proativa, interagindo com os estímulos externos e internos, sinalizando a manutenção do equilíbrio fisiológico. Os …
A vida é hoje, pois ontem já passou e amanhã ainda não chegou.
Por isso, quando pensamos como poderá ser nossa pele no futuro precisamos cuidar dela hoje, agora.
A pele é a barreira cutânea que nos protege de maneira proativa, interagindo com os estímulos externos e internos, sinalizando a manutenção do equilíbrio fisiológico.
Os cuidados diários com a pele são: limpeza, hidratação e fotoproteção.
Limpar a pele significa retirar os resíduos de milhares de poluentes que aderem à nossa pele e interagem com o manto hidro lipídico da superfície cutânea.
A pele, quando muito sensível, pode ser limpa com água micelar, já quando for muito seca pode ser limpa com um creme e aquela oleosa pode ser limpa com um gel, sérum ou tônico que contenha também ativos secativos como ácido salicílico ou glicólico.
Limpe sua pele pela manhã e principalmente à noite.
Hidratar a pele, seja ela seca, sensível ou oleosa é fundamental para que ela possa continuar com sua função de barreira cutânea.
Ácido hialurônico, de vários pesos moleculares, aquaporina, ácido mandélico, uréia, ceramida, glicerina, glucosomina, esqualeno, lanolina, petrolato sorbitol. Todos esses ativos têm potencial hidratantes e podem ser combinados em quantidades adequadas e indicados conforme a pele seja sensível, oleosa, acneica ou muito seca.
O hidratante pode ser associado ao filtro solar e também aos tratamentos para acne, rosácea, pele sensível e envelhecimento.
O hidratante pode ser usado até três vezes ao dia e quando adequados serão importantes para intensificar a capacidade de barreira da pele.
O cuidado com a fotoproteção é aquele que terá mais relação com o futuro da qualidade e aparência da sua pele.
Vejam algumas fotos de áreas da pele que não tiveram proteção e aquelas que foram protegidas com filtro solar.
Veja também peles de irmãs gêmeas, sendo uma protegida e a outra não.
A radiação solar através das luzes UVB, UVA, luz visível e infravermelha vão agredindo continuamente a pele, causando as mais variadas alterações.
UVA: manchas, rugas flacidez, vasos dilatados, peles envelhecidas.
UVB: câncer de pele
Luz visível: manchas
Luz infravermelha: peles vermelhas.
Sendo assim, usar filtro quando for se expor ao sol é importante para preservar sua pele e mantê-la saudável e bonita.
Esta então será sua pele no futuro!
Cuide-se.