O rosto considerado bonito e harmonioso, varia conforme a etnia, cultura, idade, sexo, entre outros. Como exemplo, podemos citar que o rosto masculino considerado belo é quadrado, e o belo feminino é ovalado e alongado. Além disso, quando jovens, as maçãs do rosto são mais evidentes, e ao desenharmos um triângulo, o lado maior estará …
O rosto considerado bonito e harmonioso, varia conforme a etnia, cultura, idade, sexo, entre outros. Como exemplo, podemos citar que o rosto masculino considerado belo é quadrado, e o belo feminino é ovalado e alongado.
Além disso, quando jovens, as maçãs do rosto são mais evidentes, e ao desenharmos um triângulo, o lado maior estará na região malar. Este padrão se inverte nas idades acima de 50 anos, quando o lado maior está na região mandibular. Essa inversão ocorre porque com o passar do tempo, existe perda óssea na região malar, e acúmulo de gordura e flacidez na região mandibular.
Também são levados em conta as proporções, conforme vemos no desenho abaixo. O rosto atraente é dividido em três terços horizontalmente, e 5 quintos verticalmente.
Além disso, vários ângulos e ondulações são considerados importantes para a beleza facial.
A simetria facial embora considerada bonita não ocorre em 100% das pessoas, pois geralmente somos assimétricos em algum grau sem que isso prejudique a harmonia do rosto.
Com a idade, a quantidade de gordura aumenta em alguns locais, e diminui em outros. O excesso de gordura na região medial do rosto, dá um aspecto pesado, enquanto na região temporal, a falta de gordura promove um aspecto cadavérico.
Com o envelhecimento, além das mudanças do tecido gorduroso, também, há o aumento da flacidez contribuindo com a perda do contorno facial.
O aparecimento da papada na região abaixo do queixo, perturba o contorno mandibular e promove aspecto envelhecido.
Várias técnicas combinadas podem ser utilizadas para melhorar o contorno facial, sendo as mesmas listadas a seguir:
- Tecnologias para flacidez
Ultrassom microfocado
Laser
- Preenchedores
- Esvaziadores cutâneos
- Criolipólise
- Fios de sustentação
- Toxina Botulínica
Essas tecnologias e procedimentos para harmonização e melhor definição facial podem e devem ser combinadas conforme a necessidade de cada indivíduo.
1 – O ultrassom microfocado através de alta tecnologia libera na pele, energia que atinge o músculo promovendo efeito lifting, estimula a produção de colágeno melhorando a flacidez.
O laser e a radiofrequência, através da emissão de calor, favorecem a formação de mais fibras de colágeno e elastina.
2 – O preenchimento e a bioestimulação podem ser feitos com ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio, ácido polilático, e policaprolactona.
Eles promovem: volumização, levantamento, harmonização, preenchimento, e melhora do contorno facial.
3 – Os esvaziadores cutâneos são substâncias que agridem e eliminam as células gordurosas e podem ser aplicados nos locais com excesso de gordura.
4 – A Criolipólise, através do congelamento a menos 11 graus, destrói o tecido adiposo pelo mecanismo de apoptose que é um tipo de morte celular.
A Criolipólise é excelente para tratar papada abaixo do queixo, e definir o contorno mandibular.
5 – Os fios de sustentação de ácido polilático e polidioxanona provocam efeito lifting e estimulam colágeno.
6 – A toxina botulínica, quando aplicada no músculo masseter alonga e afina o rosto e além disso, sua ação no músculo platisma melhora o contorno da mandíbula.
A arte terapêutica do especialista combinado com o desejo do paciente, será crucial para um planejamento único e ideal para cada indivíduo, conseguindo resultados naturais e duradouros.
Dra. Denise Steiner
Dermatologista
CRM: 36.505 – RQE 6185
- Médica Dermatologista
- Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP
- Residência no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP (1980-1982)
- Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD
- Doutora em Dermatologia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
- Especialista em Hansenologia
- Especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP
- Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD