Celulite Celulite quer dizer infecção profunda da pele, tendo ficado erroneamente consagrada como alteração inestética das mulheres. Portanto, a celulite que estamos falando nesse texto é caracterizada por alterações de relevo como nódulos e depressões localizadas em nádega e pernas da maioria das mulheres adultas. Desse modo, essa celulite acontece devido a alterações nos septos …
Celulite
Celulite quer dizer infecção profunda da pele, tendo ficado erroneamente consagrada como alteração inestética das mulheres.
Portanto, a celulite que estamos falando nesse texto é caracterizada por alterações de relevo como nódulos e depressões localizadas em nádega e pernas da maioria das mulheres adultas. Desse modo, essa celulite acontece devido a alterações nos septos cutâneos com hipertrofia das células gordurosas, modificações vasculares e dolorimento local.
O aparecimento da celulite está associado à genética, sedentarismo, obesidade e problemas vasculares. Sendo assim, o tratamento deve ser iniciado o mais precocemente possível para evitar a progressão e cronicidade.
A drenagem linfática quando realizada por pessoas especializadas ajuda bastante evitar a retenção hídrica, frequente nessa alteração cutânea.
Tecnologias avançadas
Tecnologias avançadas como ultrassom e radiofrequência são úteis para o controle da celulite. Tanto o ultrassom como a radiofrequência emitem calor, que por sua vez estimula a remodelação do colágeno.
Um dos procedimentos consagrados para o tratamento da celulite é a subcisão. Esse procedimento utiliza agulhas especiais que são introduzidas na derme profunda e através de movimentos pendulares rompe os septos que ligam o tecido subcutâneo com as camadas mais superficiais da pele.
Esse procedimento melhora a circulação e promove neocolagênese com melhora da qualidade da pele.
A subcisão é feita uma duas vezes a cada seis meses. Provoca hematomas que desaparecem em quinze dias.
Bioestimulação
A bioestimulação consiste em aplicar substâncias como ácido polilático e hidroxiapatita de cálcio previamente diluídos no tecido subdérmico para estimular a formação de colágeno de qualidade para sustentar melhor o tecido.
Esse procedimento é feito por médicos especializados usando cânulas ou agulhas que, ao serem introduzidas, fazem subcisão e permitem o espalhamento do produto, promovendo homogeneidade na superfície cutânea e sustentando os ligamentos de forma mais consistente. Sendo assim, em geral são indicadas de uma a três sessões mensais de bioestimulação para tratamento da celulite,provocando hematomas superficiais que desaparecem em cerca de dez dias. Sendo assim, os tratamentos podem e devem ser acompanhados de alimentação saudável, exercícios físicos moderados (exceto na semana do procedimento) e também, se possível, de ingestão de colágeno hidrolisado.
Dra. Denise Steiner – Dermatologista – CRM: 36.505 – RQE 6185
- Médica Dermatologista, formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP
- Residência no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP (1980-1982)
- Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD