A PELE: Saiba tudo sobre o maior órgão do corpo.

A pele é o maior órgão do corpo humano e responsável pela nossa aparência e contato com o mundo exterior. Essa tarefa não é nada fácil pois existem inúmeros estímulos externos que provocam desequilíbrios e provocações, desde mudanças de temperatura até poluição. A pele é um órgão inteligente promovendo nossa defesa com mecanismos físicos, químicos …

A pele é o maior órgão do corpo humano e responsável pela nossa aparência e contato com o mundo exterior.

Essa tarefa não é nada fácil pois existem inúmeros estímulos externos que provocam desequilíbrios e provocações, desde mudanças de temperatura até poluição.

A pele é um órgão inteligente promovendo nossa defesa com mecanismos físicos, químicos e imunológicos.

 

Como deixar a pele saudável?

 

Três procedimentos são indispensáveis:

1 – Limpeza – A limpeza é importante para retirar as partículas de poluição que oxidam constantemente a superfície cutânea.

 

2 – Hidratação – É saudável manter a água na pele pois quando desidratada seus mecanismos de defesa ficam deficientes, podendo reagir com avermelhamento e descamação.

 

3 Fotoproteção – Os raios solares agridem a pele e provocam dano ao DNA celular, além de prejudicar vasos, nervos e fibras.

 

Como ajudar a pele a reverter esses danos?

 

Dois procedimentos são úteis e interessantes.

1 – Peeling – Renovar e Estimular

Renovar a superfície cutânea elimina as células danificadas e clareia a pele, deixando a superfície homogênea. Os peelings podem ser superficiais, médios e profundos conforme a profundidade de ação. As substâncias utilizadas podem ser: ácido retinóico (2-5%), ácido salicílico (20-30%), ácido pirúvico (50%) e ácido tricloroacético (10-40%).

O ácido retinóico e salicílico são peelings superficiais que irão induzir avermelhamento e descamação por 3 a 4 dias. Deixam a pele mais macia e viçosa porque provocam renovação celular, além de melhorar a irrigação.

O ácido pirúvico alcança maior profundidade e estimula a formação de colágeno novo. Não provoca muita descamação, mas melhora a tonicidade. Interessante para peles maduras.

O ácido de tricloroacético é um peeling médio que a pele atinge desde a epiderme até a derme, provocando descamação e também estimulando colágeno.

A recuperação ocorrerá em cerca de 10 dias mas o resultado é uma pele sem manchas, homogênea, macia e viçosa. É indicado para todos os tipos de pele. Os peelings têm período de recuperação variável segundo a profundidade.

Em todos eles é importante usar filtro solar com cor.

 

2 – Luz Pulsada – Clarear e Estimular

Outro procedimento interessante para melhorar a pele de forma rápida e eficaz é a luz pulsada, que é muito semelhante ao laser.

Essa energia luminosa atinge a melanina (marrom) e a hemossiderina (vermelha) destruindo esses pigmentos que são eliminados, promovendo um clareamento da superfície cutânea.

Além disso, o calor da luz estimula o colágeno e provoca aparência mais viçosa.

A luz pulsada pode promover melhora significativa em 1-2 sessões mensais.

A recuperação é dependente do grau de alteração que existe na pele. Peles mais manchadas tem recuperação mais lenta com formação de crostículas que desprendem em cerca de 5 dias.

 

Estes procedimentos são simples, porém muito eficazes em retirar a pele da UTI e torná-la mais saudável e bonita.

denisesteiner

denisesteiner

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *