A acne é uma doença inflamatória da pele, que compromete cerca de 50 milhões de pessoas nos EUA e 80% dos adolescentes no mundo. Causa distúrbios sérios na auto estima especialmente em adolescentes e pode deixar cicatrizes muito profundas para toda a vida. A acne compromete homens e mulheres com predisposição genética, principalmente na fase …
A acne é uma doença inflamatória da pele, que compromete cerca de 50 milhões de pessoas nos EUA e 80% dos adolescentes no mundo.
Causa distúrbios sérios na auto estima especialmente em adolescentes e pode deixar cicatrizes muito profundas para toda a vida.
A acne compromete homens e mulheres com predisposição genética, principalmente na fase da puberdade, mas pode atingir mulheres adultas que não apresentaram a mesma no período da adolescência. Nesse caso, essa mulheres podem apresentar alterações hormonais como ovário policístico ou hiperplasia adrenal congênita.
A acne também pode ser uma reação devida a medicações principalmente por remédios à base de cortisona. A acne apresenta-se como comedões, pápulas, pústulas e nódulos avermelhados e doloridos na face e tronco.
A acne é uma doença inflamatória que piora com vários fatores do meio ambiente como sol, poluição, doenças, medicamentos, estresse.
A Covid é uma doença viral que desencadeia uma cascata inflamatória e pode piorar a acne com aumento de lesões, dor e avermelhamento.
Quando houver necessidade do uso de corticosteróide também pode haver aparecimento de novas lesões acneicas ou piora dos pré-existentes.
O tratamento da acne deve ser o mais precoce possível para evitar o aparecimento de cicatrizes. O tratamento ideal da acne vai depender do grau e intensidade da mesma, assim como da idade e condição de cada pessoa comprometida.
São usados produtos tópicos como retinóides, peróxido de benzoila, ácido azelaico, ácido salicílico.Também muitas vezes são necessários antibióticos sistêmicos ou mesmo a isotretinoina que cura 85% dos pacientes com somente um ciclo de tratamento.
O “Skincare” da pele com acne é fundamental, com um sabonete, hidratante e filtro solar, todos específicos e indicados para a pele oleosa e acneica.
Além do cuidado diário para manter a barreira cutânea equilibrada e eficiente, também é necessária atenção especial à dieta.
Estudos científicos atuais comprovam que alimentos com alto índice glicêmico favorecem a inflamação e pioram a acne. Leite e derivados aumentam um hormônio chamado IGF1, que provoca inflamação e também piora a acne.
Uma vez que o tratamento da acne com medicações e também luz ou laser melhora a inflamação, aí podem ser tratadas as cicatrizes. O ideal é tratamento precoce para evitar essas marcas que, infelizmente, uma vez existentes, não desaparecem completamente.
Cuide-se.