No Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica tive o prazer de encerrar o evento com uma sessão de novidades na Cosmiatria Dermatológica. Uma delas foi o uso de fios de tração e estímulo de colágeno. Este fio é uma combinação de ácido polilático e policaprolactona. Essas substâncias quando estão na pele tem a capacidade de produzir …
No Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica tive o prazer de encerrar o evento com uma sessão de novidades na Cosmiatria Dermatológica.
Uma delas foi o uso de fios de tração e estímulo de colágeno.
Este fio é uma combinação de ácido polilático e policaprolactona.
Essas substâncias quando estão na pele tem a capacidade de produzir e estimular a formação de fibras de colágeno e fibras elásticas além de melhorar a oxigenação e qualidade da pele.
Muitas pacientes na faixa de 40+ tem queixas de rugas marionete, rosto derretendo, rosto caído, pele flácida, falta de contorno entre outros.
Existem muitas opções de tratamento, mas a maioria delas não consegue melhorar com uma sessão a flacidez, o contorno e a qualidade.
Esse fio devido a suas características especiais como composição, disposição das espiculas, tamanho, técnica de aplicação tem a capacidade de melhorar todas essas condições em uma só sessão.
Os FIOS APTOS são formados de ácido polilático e policaprolactona, substâncias estas que em contato com a pele, que em contato com a pele, estimula oxigenação e a formação de fibras elásticas e de colágeno. Essas fibras são responsáveis pela elasticidade e tonicidade da pele respectivamente.
As fibras de colágeno e de elastina vão diminuindo em quantidade a partir 30 anos e de qualidade devido ao estilo de vida inadequado. Dormir mal, alimentar-se de comida processada, sedentarismo e estresse são fatores de desgaste e envelhecimento da pele.
A colocação dos fios tipo Aptos são colocados através de pequenos orifícios numa área previamente anestesiada.
Passos da técnica:
Um botão anestésico na região superior da face
O protocolo padrão prevê a colocação de 5 fios de cada lado do rosto que entram pelo mesmo orifício.
O fio entra em direção da área do sulco nasogeniano e o médico volta com o fio posicionando o rosto como havia sido planejado. As pequenos garras do fio aderem ao tecido subcutâneo e promovem um efeito de levantamento facial.
Depois ao longo dos meses esse fio estimula continuamente a formação de mais colágeno. A duração do efeito persiste por cerca de 2 anos.
O paciente é orientado a não mastigar alimentos duros e não movimentar demasiadamente a região por cerca de 3-4 dias.
Nesta aplicação há poucos ou quase nenhuma complicação quando o plano de inserção é respeitado.
Lembrar, que o procedimento de aplicação de Fios Aptos é médico pois é necessário o conhecimento da anatomia da pele além da característica específica do fio. Além disso o médico está preparado para tratar as complicações caso elas ocorram.
A qualidade e aparência da pele estão relacionados a sua autoestima e felicidade. Não se trata somente de vaidade, mas sim de uma harmonia gerada pela saúde e equilíbrio do seu organismo.
Cuide-se!