A acne é uma doença inflamatória que compromete o rosto, peito e costas com aparecimento de lesões papulosas, inflamadas, nodulares, levando muitas vezes a cicatrizes irreversíveis. Em geral, a acne aparece na época da puberdade, relacionada ao início da produção dos hormônios sexuais que são os estrógenos (femininos) e andrógenos (masculinos). Acne persistente, que começa após …
A acne é uma doença inflamatória que compromete o rosto, peito e costas com aparecimento de lesões papulosas, inflamadas, nodulares, levando muitas vezes a cicatrizes irreversíveis.
Em geral, a acne aparece na época da puberdade, relacionada ao início da produção dos hormônios sexuais que são os estrógenos (femininos) e andrógenos (masculinos).
Acne persistente, que começa após os 25 anos, pode caracterizar a chamada acne da mulher adulta. Nesse caso, as lesões papulosas e inflamadas se localizam na região do queixo e pescoço, são dolorosas e persistentes e em geral não vemos comedões ou cravos. O mais importante nessa situação é a pesquisa de problemas hormonais concomitantes. Deve-se então, pesquisar o nível dos hormônios masculinos e também se existe a possibilidade de haver o diagnóstico de ovário policístico. Se ocorrerem alterações hormonais, elas precisam ser avaliadas no contexto geral e corrigidas. Os tratamentos mais utilizados para a acne da mulher adulta são os anti-andrógenos, como acetato de ciproterona, espironolactona e dutasterida, e eventualmente a metformina, quando houver coexistência de acne e ovário policístico. As pílulas anticoncepcionais têm um estrógeno associado a um progestágeno que pode ser neutro, anti-androgênico e androgênico. As mulheres com acne, após a idade adulta, devem conversar com seus médicos para usar a pílulas anticoncepcionais com essas características que contribuem para o tratamento da acne.
A isotretinoína, que um derivado da vitamina A, também pode ser um tratamento interessante para acne da mulher adulta. No entanto, é importante lembrar que quando esse remédio é utilizado, não pode haver chance de gravidez, uma vez que esta droga é teratogênica.
Além do tratamento específico, que deve ser conversado e discutido com seu médico, é importante evitar e controlar o estresse e também manter uma dieta equilibrada, evitando alimentos de alto índice glicêmico, como carboidratos e também leite e derivados. Não esquecer que suplementar com vitaminas do complexo B e também com proteína do leite, como whey protein, pode piorar a acne.
Comments
Valéria C.
Gostei da matéria. Mas tenho dúvidas. Tenho 47 anos e muita acne porém, não posso aderir tratamentos com medicamentos com hormônios devido a algumas patologias (hemangioma no fígado e miomas uterinos).Fiz uma cirurgia,em 2010,para retirada de um neurinoma do acústico e perdi a audição e visão do lado direito,fiquei com o olho paralisado e sem lágrimas-uso um colírio a cada 30 minutos. Gostaria de saber se posso usar o isotretinoina ?Obrigada pela atenção.
denisesteiner
Olá!
Para orientação de qualquer tratamento é necessária uma consulta para diagnóstico correto. Isso ocorre por dois motivos: o primeiro porque, eticamente o Conselho Federal de Medicina não permite consultas por e-mail. Em segundo lugar, porque é necessário realizar uma avaliação pessoal.
Obrigada pela compreensão.
Mirian
Bom dia Dra., tudo bem? Tenho muitas acnes, queria saber se você conhece a injeção Cyclofemina. Ela ajudaria a melhorar a minha pele? Pesquisei no site desse injetável http://cyclofemina.com.br/ mas não encontrei sobre isso. Obrigada pela atenção! Beijos
denisesteiner
Eu não recomendaria essa medida, pois não é seguro fazer automedicação. Recomendo que procure uma orientação médica pessoalmente e com o apoio do especialista, aí sim, poderá fazer o melhor tratamento.