A expectativa de vida vem crescendo a passos largos, o que significa que vivemos mais. Mas como será a qualidade de vida na idade mais madura? Cabe a cada um refletir sobre esta questão e se cuidar da maneira mais abrangente possível. Avaliando o envelhecimento do indivíduo, sabemos que a mulher apresenta grandes mudanças por …
A expectativa de vida vem crescendo a passos largos, o que significa que vivemos mais. Mas como será a qualidade de vida na idade mais madura? Cabe a cada um refletir sobre esta questão e se cuidar da maneira mais abrangente possível.
Avaliando o envelhecimento do indivíduo, sabemos que a mulher apresenta grandes mudanças por ocasião da menopausa. Esse período é caracterizado principalmente pela queda dos níveis de estrogênio. Esse hormônio é bastante importante para a pele e sua diminuição facilita o ressecamento da cútis e mucosa, além da diminuição da produção do colágeno.
Nesse período, também chamado de climatério, a mulher tem vários sintomas, como: calores, insônia, oscilação de humor, ressecamento vaginal e dor na relação sexual. A reposição hormonal, ajuda no controle desses sintomas, porém nem todas as mulheres podem realizá-la devido a contra indicações específicas. Nesse sentido, temos agora uma grande ajuda no tratamento dessas alterações.
Trata-se de um laser que pode ser usado na região intravaginal, provocando estímulo de colágeno e hidratação. Este laser é aplicado com uma ponteira especial dentro da região da vagina, quando é acionado para liberar calor. A ponteira gira ao redor de toda a parede vaginal e libera calor em toda a circunferência. Esse estímulo, liberado pelo laser, é suave e controlado, não provocando dor e muito menos queimadura. O calor promove estímulo a produção de colágeno e melhora a qualidade da mucosa local. A incontinência urinária leve também pode melhorar com a aplicação desse laser. A região externa pode ser tratada, pois a luz do laser promove clareamento e diminuição da atrofia da pele. As dores durante a relação melhoram muito, contribuindo para um relacionamento mais prazeroso. São necessárias de 2 a 3 sessões, com intervalo mensal para conseguir um resultado interessante. Com esse tratamento, a mulher melhora a qualidade da pele que fica mais hidratada e tonificada.
Esta escolha terapêutica é ideal para as mulheres que não podem fazer reposição hormonal por qualquer motivo, como ocorre no caso do câncer mamário.
Novas tecnologias que possam contribuir para melhoria da qualidade são sempre bem vindas.
Comments
S. Nunes
Olá Dra. Denise, gostaria de saber se esse laser intravaginal serviria pra mim. Eu não tenho desconforto na relação, nem falta de lubrificação e clinicamente não tenho vagina flácida, tenho 43 anos e depois do nascimento dos meus filhos eu comecei a ter escapes de xixi ao espirrar, ao rir e a vários exercícios na academia( agachamentos,Leg press, abdominais inferior com levantamento das pernas). Não tenho urgências de ir ao banheiro, tenho escapes com certos esforços e isso esta me incomodando muito. Jã me falaram que teria que fazer cirurgia pra levantar a bexiga mais nenhum exame ainda foi feito pra averiguar se a minha bexiga esta baixa.
Será que este laser seria indicado pro meu caso realmente? tenho receio de gastar mais uma grana e nao ter resultados. Ja fiz fisioterapia especifica pra essa região e nada adiantou.
denisesteiner
Boa tarde
Considero que sua queixa pode ser tratada com o laser vaginal, o qual propõe uma opção terapêutica para melhorar os sintomas de perda urinária. Entretanto, para orientação de qualquer tratamento é necessária uma consulta para o diagnóstico correto.
Isso ocorre por dois motivos: o primeiro porque, eticamente o Conselho Federal de Medicina não permite consultas por e-mail. Em segundo lugar, porque é necessário realizar uma avaliação pessoal. Obrigada e ficamos à disposição.